Para que um rebanho tenha a maior qualidade possível e, consequentemente, traga lucros ainda mais altos para o produtor responsável, muitos são os fatores que devem ser levados em conta. Entre eles, a nutrição animal se apresenta como um dos principais. Afinal, quanto mais bem nutrido for um rebanho, mais lucros ele trará — seja em futuro próximo com seus produtos derivados ou a longo prazo para o consumo humano.

Foi tendo a consciência da importância de uma boa nutrição animal para a alta lucratividade de um rebanho que a TMF Fertilizantes preparou este texto para você. Na sequência, nós te explicamos melhor o que é nutrição animal e mostramos como ela aumenta a lucratividade e a relação de um investimento em pastagem com rebanhos bem nutridos.

Além disso, depois que você já entender mais a respeito do assunto, nós apresentaremos a solução da TMF Fertilizantes para um bom pasto e, consequentemente, um rebanho muito bem nutrido: o TMF Force Pasto. Continue a leitura abaixo e confira!

 

O que é nutrição animal

Em uma definição bem básica, a nutrição animal pode ser entendida como todo o conjunto de processos que fazem parte da digestão dos nutrientes provenientes da alimentação animal. É com a utilização e com o aproveitamento desses nutrientes que os animais são capazes de crescer e repor ou reparar os seus tecidos corporais.

Este conceito foi criado para facilitar o entendimento da importância que a nutrição tem para a qualidade de vida dos animais de um rebanho, assim como a qualidade dos produtos que eles fornecerão ao longo de suas vidas — incluindo o clássico exemplo do leite das vacas.

 

Sua importância e como ela aumenta a lucratividade

A importância da nutrição animal é justificada exatamente com o que falamos no parágrafo anterior. Quanto mais nutrientes um animal digerir, ou seja, quanto melhor for a alimentação dele, melhor serão os produtos derivados dele, o que acaba incluindo também o principal: a sua carne para o consumo humano. Estes, inclusive, são chamados de animais de corte, dos quais podemos listar de exemplo os bovinos, os suínos e as aves.

É fácil entender como uma boa nutrição animal aumenta a lucratividade do produtor dono dos rebanhos em questão. Mais nutrientes, assim como nutrientes melhores, aumentam a qualidade dos produtos. Produtos de maior qualidade, por sua vez, têm o valor de mercado muito maior que produtos medianos. Assim, na hora de vender os produtos derivados dos seus animais, o produtor obterá muito mais lucro.

Vale citar aqui que, com a intenção de ter esses lucros ainda maiores, uma nutrição animal bem feita ainda ajuda a diminuir os custos de produção. Com isso, o produtor obtém uma produção mais barata e conquista resultados que poderão ser vendidos a preços bem mais caros. Contudo, é preciso respeitar conceitos relacionados à responsabilidade na produção e à qualidade dos produtos utilizados para a nutrição, para que, mesmo com economia, o resultado não seja negativamente afetado.

 

Investir na pastagem está relacionado a um rebanho bem nutrido

Como o pasto é a maior fonte de nutrientes de um rebanho, é fundamental que a pastagem receba o investimento adequado. Uma pastagem bem nutrida e vigorosa significa um bom aporte de alimento para o rebanho, o que, por sua vez, se traduz em um rebanho saudável. Rebanhos saudáveis são os que têm a melhor conversão de peso possível e dão maiores lucros.

Seguindo a lógica, para que uma pastagem consiga atingir o ponto de estar bem nutrida e vigorosa, o primeiro passo é que o solo dela esteja fértil. É estando fértil que o solo é capaz de apresentar alto teor de proteínas para a boa alimentação dos animais.

 

Como o TMF Force Pasto pode ajudar a nutrição animal

Para ajudar neste processo que acabamos de citar acima, a maioria dos pecuaristas utiliza ureia, calcário e mais algumas fontes em suas pastagens. Ainda que, individualmente, eles sejam insumos bem baratos, a mistura e as repetidas aplicações gera um custo maior, além de exigir mais tempo do produtor.

Foi pensando exatamente nisso que a TMF Fertilizantes desenvolveu o Force Pasto. Com ele, nós reunimos tudo em um único grânulo. Nosso produto aumenta a disponibilização dos nutrientes provindos do solo para a pastagem, fazendo ela melhorar consideravelmente a nutrição animal.

Além disso, enquanto fertilizantes à base de nitrogênio (que são a grande maioria dos vistos no mercado) possuem características de acidificação do solo e muitos ainda necessitam de umidade para aplicação dificultando o processo, o Force Pasto da TMF Fertilizantes não permite que isso aconteça. Nosso fertilizante tem diversas funções e entrega os resultados desejados com apenas uma aplicação.

Caso você queira saber um pouco mais de informações a respeito do Force Pasto da TMF Fertilizantes (incluindo detalhes de sua composição e da sua atuação no solo), assim como onde comprá-lo para começar a aplicar um produto diferenciado em sua pastagem, acesse a página do produto em nosso site! E, se quiser saber ainda mais, entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *