FAQ

Sobre tecnologia

Os fertilizantes da TMF são inteligentes pois possuem tripla função no solo: Fertilizante, Condicionador e Corretivo, tudo em um único GRÂNULO !.

Possuem alta concentração de nutrientes prontamente disponíveis, de ação imediata, e em PROFUNDIDADE. Promovem o reequilíbrio químico, físico e biológico do solo através do equilíbrio nutricional de micro e macro nutrientes, saturação de bases, correção e manutenção do pH, e redução de toxidez do alumínio. Além de potencializar a absorção dos nutrientes essenciais presentes na poupança do solo.

Incrementam e fortalecem o sistema radicular e estrutura física da planta possibilitando que a mesma não seja afetada em condições adversas.

Quer mais? Os produtos são granulados e possuem dureza compatível com outros fertilizantes, e o melhor, a dose de aplicação é BAIXA! Facilitando assim o transporte, aplicação e consequentemente reduzindo os custos do produtor!

E qual é a consequência de todos esses benefícios? SOLO FÉRTIL, PLANTAS NUTRIDAS E SAUDÁVEIS, entregando todo o seu potencial produtivo tudo a um custo benefício baixo.

Isso se deve a tecnologia única TMF que possibilita a transformação de cálcio e silício em nutrientes de alta mobilidade no perfil do solo. Cálcio e silício MÓVEL? Isso mesmo! Através da tecnologia exclusiva, possibilitamos que o cálcio e o silício presente em nossas formulações permeiem no perfil do solo, atribuindo assim benefícios que incrementarão a fertilidade do solo e consequentemente a produtividade da cultura.

Acesse tmffertilizantes.com.br e saiba mais sobre as nossas garantias.

Não, a tecnologia Cálcio e Silício é exclusiva da TMF Fertilizantes.

O silício é componente essencial na tecnologia TMF, sendo responsável pela mobilidade do cálcio em perfil do solo. Além da função tecnológica, no solo o silício promove a liberação de P adsorvido aos óxidos de Fe e Al, e nas plantas, promove um efeito proteção contra-ataques de pragas e doenças.

Não, os fertilizantes TMF foram desenvolvidas pensando na melhoria da fertilidade dos solos e isso se dá melhorando as camadas do solo, ou seja, saturando camada por camada e assim construindo um perfil de solo fértil.

Sobre produtos, aplicabilidade e recomendações

Os fertilizantes inteligentes da TMF servem para incrementar e manter a fertilidade de qualquer tipo de solo.

Produtos como Calsite e Isofertil foram desenvolvidos com o propósito de atuar na construção do perfil do solo. A linha Force (Force Mg e Force S) garantem que a fertilidade construída seja mantida durante picos de alta extração de nutrientes pelas plantas.

Já a nossa linha de especialidade, TMF Force Pasto, TMF Force Milho e TMF Force Café, as fórmulas específicas foram cuidadosamente pensadas para garantir altas produtividades ao produtor.

Análise de solo norteia a recomendação para as dosagens direcionadas para formação de perfil de solo e sua manutenção.

Já expectativa de produção e a extração e exportação de nutrientes são utilizadas para a recomendação focadas em alcançar altas produtividades.

Como possui tecnologia exclusiva associada a alta solubilidade, em contato com o solo na presença de umidade adequada sua ação é imediata não havendo a necessidade de aplicar com antecedência e nem incorporá-lo ao solo, pois os veículos da funcionalidade de nossos produtos são a água e a microbiologia do solo.

Sim, os fertilizantes da TMF da linha Calsite e Isofertil podem ser usados na agricultura orgânica, são de fontes naturais e não sofreram nenhuma reação química na indústria.

Não existe diferença entre o Calsite e Isofértil. Ambos possuem a mesma tecnologia da TMF Fertilizantes. Tratam-se de marcas comerciais de acordo com cada região do país onde são comercializados. Sendo o Calsite comercializado na região Sul do Brasil e o Isofértil no restante do país e exportação.

O Isofertil Force S é indicado para manutenção de solos e nutrição de plantas, indicado para equilibrar solos com necessidade de Cálcio (Ca) e fornecimento de Enxofre (S). Sendo recomendado para solos que já foram ou estão sendo trabalhados com o Calsite/Isofertil.

O Isofertil Force Mg é indicado para solos com necessidade de equilibrar a relação Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) – Ca/Mg, sendo recomendado como construção de perfil, manutenção e nutrição de plantas.

Pode sim. Nesse caso, faremos uma recomendação focado em nutrição das plantas, sendo necessário informações de expectativa de produção da cultura em questão.

Sim, o portfólio de produtos da TMF fertilizantes permite que se possa utilizar somente os produtos da TMF pois os mesmos possuem capacidade corretiva imediata não havendo a necessidade de incorporação devido a sua tecnologia exclusiva de construção de perfil, assim toda recomendação deve ser feita baseando-se em uma análise de solo.

O Isofertil Force Pasto é indicado para uso em todo tipo de pastagens, é recomendado como manutenção e nutrição de plantas atendendo as necessidades nutricionais de cada cultivar especifica das pastagens.

Devido a ação imediata dos produtos TMF a aplicação poderá ser realizada em qualquer época do ano, podendo até mesmo serem utilizados na linha de plantio ou a lanço, sempre respeitando a análise de solo ou níveis de extração e exportação de nutrientes.

Não se deve realizar coletas de solo logo após a colheita pois grande quantidade de nutrientes permanecem na palha.

Respeitar a relação C/N de cada cultura para evitar resultados falso-negativo

Deve-se realizar no mínimo 5 sub-amostras para composição de uma amostra composta em áreas comparativas.

Sim, quando possível é recomendado a aplicação em conjunto para se obter um melhor desempenho dos fertilizantes a base de NPK, melhorando sua eficiência.

Podem ser aplicados a lanço, na linha de semeadura na caixa do fertilizante, sozinho ou misturado com outros fertilizantes, ainda pode ser aplicado a taxa variável. Para áreas que se deseja realizar construção de perfil a melhor forma de aplicação é a lanço, podendo se trabalhar como nutrição e manutenção também a lanço, na linha de plantio ou misturado com fertilizantes NPK.

Podem ser utilizados quaisquer equipamentos que já sejam utilizados para aplicação de fertilizantes, pois os Fertilizantes Inteligentes TMF possuem forma granulada, facilitando o manejo.

Sim, os Fertilizantes Inteligentes TMF não causam Fitotoxidez e não queimam a planta, além de terem uma ação imediata quando em contato com o solo na presença de umidade.

Para melhor uniformidade da mistura com os fertilizantes NPK recomenda-se utilização de equipamentos desenvolvidos para este processo. A utilização das misturas requer uma dose mais baixa dos fertilizantes TMF onde os mesmos entram apenas como dose de nutrição de plantas, utilizando a dose normal de NPK.

Dicas ao produtor

Os produtos TMF devem ser protegidos da umidade e do sol, armazenados em um lugar, seco, arejado, sobre pallets, e coberto, não pode ter contato com produtos químicos ou similares, onde possa haver contaminação, até o momento da aplicação.

Sim, a análise química é o raio X do seu solo, sem ela não é possível recomendar as dosagens corretas e também identificar se o solo está equilibrado, a analise nos permite também identificar qual melhor produto a ser posicionado, só assim poderá ter certeza de garantia de produtividade, a nossa equipe é treinada para identificar todas deficiências nutricionais em qualquer tipo de solo.

Os Fertilizantes TMF não substituem os tradicionais NPK, pelo contrário, potencializam seus efeitos, porem substituem todos os fertilizantes a base de Cálcio existentes no mercado.

Não, utilizando anualmente os produtos da TMF fertilizantes não se faz necessário a utilização de fontes de calcário, o que devemos observar e a dose a ser utilizada e a frequência da utilização sempre associada a uma análise de solo para melhor acompanhamento da evolução da fertilidade do solo.

Anualmente ocorre acidificação do solo e perca de nutrientes pela exportação ou lixiviação. Os fertilizantes da TMF devem ser aplicados anualmente tendo como objetivo a construção de perfil de solo, manutenção da fertilidade e extração pelas culturas, visto que seu efeito imediato no solo melhora a disponibilidade dos demais nutrientes no solo aumentando ainda a eficiência dos fertilizantes NPK.

Não, a tecnologia exclusiva dos produtos da TMF são totalmente solúveis, fazendo com que o Cálcio desça até as camadas mais profundas, sem a necessidade de incorporar, realizando a manutenção do pH, anulação do Alumínio (Al), disponibilizando fósforo e mineralizando a matéria orgânica.