Criação de gado: 5 dicas para melhorar e potencializar seus resultados

criação de gado

A criação de gado é uma das atividades do agronegócio que pode viabilizar bons lucros podendo fazer investimentos certos para melhorar a rentabilidade. Muitos produtores brasileiros já perceberam isso e optaram por investir nela. Como consequência, hoje o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e, além disso, o setor é um dos que mais geram empregos em todo o país em toda cadeia produtiva. 

No entanto, nada disso foi por acaso. O que possibilitou tamanho crescimento da criação de gado por aqui foi a implementação de diversos métodos altamente eficientes somados à aplicação de tecnologias inovadoras. Somente com isso os produtores responsáveis foram capazes de realmente potencializarem seus resultados. 

Foi pensando em compartilhar estes métodos com você que a TMF Fertilizantes preparou o texto abaixo. Na sequência, nós mostramos um panorama da evolução das ações utilizadas na criação de gado no Brasil e damos 5 dicas para que você possa melhorar a sua criação e garantir resultados cada vez melhores. 

Boa leitura!

 

Evolução dos métodos da criação de gado 

A criação de gado é um segmento que já percorreu um longo caminho de evolução aqui no Brasil. Como já citamos na introdução, o país lidera os rankings de maiores exportadores de carne bovina do mundo e o setor continua gerando milhares de empregos.  

Além de tudo isso, vale citar também que o agronegócio está entre os que mais contribuem com o PIB nacional há alguns anos — sendo que apenas no ano de 2019 a participação foi de 21,4%, segundo informações divulgadas recentemente pela CNA Brasil. 

Estes resultados não vieram sem motivo. Enquanto, antigamente, a prática mais comum era baseada na negligência e até na violência com os animais, hoje este tipo de método perdeu praticamente todo o espaço que tinha em outros tempos. Produtores, aliados a resultados de estudos, perceberam que é o gado com maior qualidade de vida que entrega a melhor carne possível. 

Isso, por sua vez, é o que faz a carne valer mais, os produtores aumentarem seus lucros e, como consequência de tudo isso, o setor crescer.  E você também pode alcançar resultados semelhantes com a sua criação de gado. Confira as 5 dicas e potencialize seus números!

 

5 dicas para melhorar a criação de gado 

1. Ter um sistema de criação muito bem definido 

Quando se fala em criação de gado, existem diferentes tipos de criação. Para que todos os passos do processo ocorram da melhor maneira possível, é essencial que o tipo de criação seja muito bem definido e, depois disso, seguido à risca. 

Enquanto a criação brasileira é quase que totalmente baseada em pastagens, há também a possibilidade de optar pelo confinamento e pelo semiconfinamento. Estes dois têm crescido bastante graças ao fato de facilitarem o controle do peso do rebanho.

 

2. Proporcionar conforto e qualidade de vida aos animais 

Já falamos isso mais de uma vez, e a afirmação ganhou bastante força de uns anos para cá, mas não custa reforçar o ponto: é preciso que o gado tenha conforto e qualidade de vida para que a carne que chega ao mercado seja boa. Isso sem falar, é claro, na questão ética. 

E é papel do produtor garantir que o seu rebanho possa usufruir de uma vida assim. É fundamental que todo o gado não passe por situações de medo, estresse, doenças, fome, sede, desconforto e dor. Além disso, mesmo confinados, ele deve ter certa liberdade para expressar o comportamento natural do animal.

 

3. Tenha uma boa infraestrutura 

Esta dica é quase uma extensão da anterior. Uma das formas de garantir qualidade de vida e conforto para o rebanho é oferecer a melhor estrutura possível para a criação deles. Caso a fazenda utilizada não tenha as condições ideais, é imprescindível que o responsável faça com que elas venham a ter. 

Algumas das características de uma infraestrutura adequada para a criação de gado são as disponibilidades de água fresca, sombra e estábulos muito bem limpos.

 

4. Não dispense acompanhamento especializado 

Muito do que citamos acima pode ser um pouco complicado para quem não é tão entendido do assunto. É por isso que outra dica valiosa é contar com o acompanhamento de alguém especializado neste tipo de criação — especialmente quando estamos falando da nutrição do rebanho, visto que ela é um dos fatores que mais influenciará os resultados. 

Você sabia, por exemplo, que dependendo da raça e do sexo a alimentação pode vir a ser completamente diferente? É este tipo de detalhe, entre tantos outros, que um especialista pode ajudar a resolver.

 

5. Invista na nutrição animal 

Por fim, a nutrição. Nós acabamos de falar sobre como ela é importante — tanto que vale a sua própria dica. Quando falamos em nutrição animal, muitas pastagens acabam não tendo todos os nutrientes necessários para que o gado tenha um desenvolvimento completo, algo que pode ser prejudicial. 

Portanto, não deixe de investir na melhoria do seu solo para que a sua pastagem esteja vigorosa e rica em nutrientes para seus animais. Uma forma de apostar nessa melhoria é investindo no Force Pasto da TMF Fertilizantes. Nosso Fertilizante conta com alguns nutrientes essenciais para uma boa nutrição do solo e melhor desenvolvimento das plantas. 

Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça os benefícios que o Force Pasto oferece para as pastagens do seu gado!

 

Viu como melhorar a criação de gado e potencializar os resultados, mesmo dando trabalho, não é algo tão difícil assim? Com estas dicas você também pode conseguir mais com este segmento! Para receber mais, siga a TMF Fertilizantes no Facebook e no Instagram! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos