A prática de uso de insumos, como o calcário, para melhoria da fertilidade do solo é comum entre os agricultores. Estes insumos interferem diretamente na produtividade das lavouras e, por isso, devemos otimizar ao máximo sua utilização. 

Com o avanço da tecnologia no agronegócio, soluções mais eficientes vieram para facilitar a mão de obra com o calcário e melhorar os resultados da propriedade, trazendo vários benefícios adicionais para a fertilidade do solo.

Neste artigo, vamos apresentar as principais deficiências da calagem e te ajudar a entender como as novas soluções disponíveis no mercado podem otimizar a produtividade da sua lavoura. Vamos lá?

 

As deficiências da calagem

A calagem é o processo de aplicação de calcário no solo para a correção do pH e neutralização de elementos prejudiciais ao correto desenvolvimento das culturas. Apesar de ser fundamental para a fertilidade do solo, a calagem realizada com calcário apresenta algumas deficiências. Entenda melhor!

 

Logística

A necessidade de calagem exige grandes quantidades de calcário a serem utilizadas pelos agricultores, sendo assim é necessário envolver grande volume de estocagem na própria propriedade, disponibilizando de mão-de-obra para carregamento e aplicação posteriormente.

Volume de aplicação 

Na maioria das vezes, a necessidade é de grandes volumes de aplicação desse insumo, implicando em um maior tráfego de máquinas pela área e gerando maior compactação do solo. Além disso, apresenta um rendimento operacional muito alto, pois necessita de grandes quantidades de calcário por hectare, sendo assim o tempo para aplicação deste insumo é lento e demorado.

Uniformidade de distribuição irregular

Como trata-se de um produto em pó para aplicação, existem frequentemente problemas com a uniformidade de aplicação, distribuição irregular de calcário, causando gradientes de fertilidade na lavoura

Em alguns casos mais críticos acontecem superdosagem e sub-dosagens, interferindo diretamente nos efeitos da fertilidade do solo, como aumento excessivo de pH na camada superficial do solo, enquanto em outros locais a quantidade é inferior, não havendo os efeitos desejados.

 

Perdas por umidade

Alguns casos onde o calcário fica estocado ao ar livre e a mercê das intempéries do clima, poderá ocorrer a compra deste insumo com grande quantidade de umidade, podendo afetar diretamente o custo por tonelada.

Perdas por vento

Tratando-se de um produto pó e de partículas finas, geralmente, aplicado com equipamentos de hélice, ao ser dispersado na lavoura estas partículas mais finas podem ser arrastadas da lavoura, visto que a fração mais fina do calcário é a que reage de forma mais rápida no solo. Porém, pode haver esta perda por vento no momento da aplicação.

Janela de aplicação

Por tratar-se de um insumo de baixa reatividade no solo, esta prática consiste em ser realizada no período de entressafra, na qual não há culturas de interesse sendo cultivadas.  Assim como outras práticas de correção de solo, a calagem necessita de uma análise de solo para uma correta recomendação. 

Após a interpretação da análise, faz-se a escolha do calcário (dolomítico ou calcítico), contratação da logística e posterior agendamento para aplicação. Tudo isso em um curto período de tempo, contando, ainda, com as condições climáticas para realização das aplicações.

Solubilidade

Devido a sua matéria prima de origem, a solubilidade dos calcários (carbonatos de Cálcio) é muito baixa (0,014g/L de água). Sendo assim, há necessidade de grandes volumes de água para solubilizar este insumo, tendo seu efeito no solo de forma lenta. 

Além disso, como a aplicação deste insumo é feita geralmente a cada 3 ou 4 anos e as reatividade no solo e baixa, sendo seu pico de reatividade ocorre apenas de um ano a um ano e meio, tendo efeitos apenas nas camadas superficiais do solo.

Reatividade apenas em superfície

Como na maioria das vezes a prática de aplicação da calagem se dá em superfície do solo sem haver a incorporação, o mesmo tem seu efeito na camada superficial (5cm). Devido a grandes quantidades deste insumo sendo utilizada na camada superficial sem incorporação, pode-se elevar o pH desta camada a níveis acima de 7. 

Observando este fator, entende-se que a melhor fertilidade dos solos está na camada de 0-10 cm com grande presença de fósforo, sendo que em pHs acima de 7 começam a ocorrer perdas de fósforo por imobilização.

Esta prática também implica em concentrar a fertilidade na camada superficial do solo, ou seja, este insumo não tem a capacidade de descer no perfil do solo, limitando seu efeito em superfície, a não ser que o mesmo seja incorporado ao solo aumentando os custos da lavoura. 

 

Conheça os benefícios dos fertilizantes TMF 

Com o aumento da demanda por alimentos, novas tecnologias são empregadas na agricultura, visando aumento de produtividade, maior eficiência, menor custo de produção e menor mão de obra, visto a escassez deste no mercado agrícola. Entenda como os fertilizantes TMF podem melhorar a produtividade e qualidade de sua lavoura!

 

Menor volume transportado

A tecnologia desenvolvida pela TMF Fertilizantes possibilita um menor volume transportado de insumo. Isso porque a concentração de nutrientes disponíveis é muito superior, ou seja, mais concentrado que as demais fontes do mercado.

 

Menor volume de aplicação (mais eficiente)

Por se tratar de um produto mais concentrado em nutrientes, as doses para as aplicações são menores, tendo mais rapidez e eficiência operacional, realizando esta prática com menos tempo e menos custo.

Uniformidade de distribuição

Por tratar-se de um produto granulado, a aplicação dos fertilizantes da TMF torna-se de maneira geral uma distribuição mais uniforme, pois consiste em uma granulometria uniforme. Com isso, possibilita uma distribuição em toda área aplicada.

Não há perdas por vento ou umidade

Tratando-se de um produto granulado com uma densidade maior, não há perdas por água ou por vento, sendo assim armazenados em sacos ou big bags para facilitar o transporte e o carregamento.

Reatividade imediato no solo

Por se tratar de uma tecnologia exclusiva no mercado, a TMF proporciona em seus fertilizantes efeitos imediatos na disponibilização de nutrientes, correção de solo e melhoria na fertilidade nas camadas mais profundas. Também permite interferir nos aspectos físicos e biológicos do solo, promovendo a melhoria do pH e o desenvolvimento do sistema radicular em profundidade.

Ampla janela de aplicação

Os fertilizantes da TMF podem ser aplicados no momento do plantio ou com antecedência. Em alguns casos, podem ser aplicados logo após a semeadura, pois a tecnologia inserida em seus produtos proporcionam efeitos imediatos no solo. Assim, é possível ter uma janela de aplicação maior e fazer a escolha do insumo de uma forma mais prudente, calculando através da análise qual o melhor insumo para a lavoura a ser cultivada.

 

 Ação em profundidade

Existem muitas empresas no mercado de fertilizantes e corretivos a base de Cálcio, porém é preciso observar com cuidado o que está sendo apresentado como solução para construção em perfil de solo. Para que os produtos tenham ação em perfil é necessário que sua forma química apresente algum nutriente de carga negativa e positiva, para que ambos formem carga zero e possam descer no solo. 

Óxidos de cálcio e carbonatos de cálcio, por exemplo não possuem essa capacidade de formação de perfil, a não ser que sejam incorporados ao solo. Já os fertilizantes TMF possuem esta tecnologia exclusiva que proporciona ação em perfil do solo com cálcio associado a moléculas de silício em sua estrutura química.

Produtos granulados (facilidade na aplicação)

Como trata-se de produtos granulados, o manejo com a aplicação se torna de fácil, contribuindo com a uniformidade de aplicação e, principalmente, para mistura com outros fertilizantes, tornando-se uma mistura mais homogênea e melhorando a eficiência dos fertilizantes. E por se tratar de um ambiente menos ácido disponibiliza melhor os nutrientes para as plantas.

Quer entender melhor como os fertilizantes TMF podem otimizar os resultados de sua plantação?  Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *